HARMONIZAÇÃO O vinho elaborado a partir da Cabernet Sauvignon possui características versáteis para a combinação com receitas das mais variadas. Condimentos, especiarias, proteínas são elementos que se adequam de forma harmônica. PRATOS Para os dias festivos que estão se aproximando a sugestão é de pratos à base de proteínas e legumes, como assado de lentilhas e cogumelos, lasanha de palmito…
Harmonização: A combinação perfeita para os vinhos da Torrontés são os pratos orientais aromáticos e picantes, com temperos como o curry ou chimichurri. Os vinhos desta casta devem ser consumidos jovens – escolha sempre a safra mais recente, máximo 2-3 anos.
Harmonização Ideal para receitas delicadas e leves, à base de legumes frescos, saladas, entradas e happy hour. Partos: saladas de grãos e legumes crus; nhoque com manjericão e nozes; tábua de queijos frescos e frutas secas.
Harmonização Pratos: Vegetais grelhados, como berinjela, abobrinha e tomate, abóbora cabotiá; lasanha de berinjela com molho de queijos; hambúrguer de grão de bico e gergelim; massa ai funghi ou com molho de queijos e pimenta em grãos.
HARMONIZAÇÃO As receitas para acompanhar este exemplar são à base de proteínas, legumes e frituras. PRATOS: Bolinho de grão de bico com proteína de soja; Risoto de tomate seco e queijo curado; Risoto de abóbora com funghi.
Harmonização Vinho de boa estrutura, taninos macios e muito aromático. Pede pratos estruturados, condimentados e à base de proteína. Pratos: nhoque ao sugo de proteína de soja; hambúrguer de lentilha com molho barbecue.
Harmonização Exemplar equilibrado, com taninos macios e acidez equilibrada. Vinho leve para consumir com pratos menos estruturados, à base massas com tomates, queijos curados e saladas com proteínas. Pratos: Nhoque com tomates cerejas e manjericão; risoto com tofu defumado e berinjela; salada de legumes com amendoim e proteína de soja.
Harmonização: O vinho Malbec harmoniza com queijos de massa dura e curados. Com saladas à base de proteínas e vegetais grelhados. E, as sobremesas? Sim, o Malbec combina perfeitamente com chocolate amargo (acima de 60%) e receitas à base de amêndoas.
HARMONIZAÇÃO A potência do Malbec, sobretudo quando o exemplar estagia em barrica de carvalho, harmoniza muito bem com pratos mais estruturados, condimentados e à base de proteínas, além de queijos de curados ou meia cura. E se a pedida for uma sobremesa, chocolate amargo acima de 60% é uma ótima opção. Para uma harmonização clássica, pratos como legumes grelhados com…
HARMONIZAÇÃO A complexidade aromática, o frescor e a acidez marcante buscam receitas estruturadas e bem elaboradas, à base de grãos, queijos meia cura e criatividade. PRATOS: Arroz com lentilhas e cebolas caramelizadas; Nhoque ai funghi com molho branco; Bolinho de arroz recheado com pasta de tofu e nozes.
HARMONIZAÇÃO: A complexidade deste exemplar pede receitas mais estruturadas e elaboradas, à base de verduras, massas e proteínas vegetais. PRATOS: Purê de Mandioca com crosta de queijo curado. Hambúrguer de soja com molho barbecue. Tortelini de cabotiá com molho de tomate e seitan.
Harmonização: Receitas à base de proteína de soja e cogumelos. Pratos: Saladas com legumes e proteína de soja e molho à base de shoyu. Massas com molhos de tomates; risotos com cogumelos, como shitake e shimeji. Pratos mediterrâneos